terça-feira, 7 de novembro de 2006

Editorial nº 03 – Liberdade é isso: Foi dada a largada para as polêmicas!


Aqui estamos nós com a terceira edição da Arca! Muitos textos interessantíssimos e muitos assuntos a se discutir: relação entre pais e filhos; entre amigos; entre nós e nós mesmos; entre nós e os filmes; entre nós e o mundo! E foi dada a largada para as polêmicas! Eu sabia que em algum momento as divergências de opiniões iriam surgir, entre nós e os leitores e entre nós mesmos. Mas não pensava que isso demoraria tão pouco tempo e nem que me envolvesse já de primeira. (risos) Nossa democracia sugere réplicas e tréplicas e lá vou eu com minha carta de resposta ao Senhor César Henrique Guazelli, pela sua citação no texto de quadrinhos.....

“ Camila, se quiser mudar o título, à vontade. Esse aí foi porque eu tava sem idéia melhor. Deve haver algum erro de concordância por aí, pois escrevi bem rápido. Não repara por ter sido usada como exemplo, viu? Beijo” Era o que dizia o e-mail.
“ Caralho! O César acabou comigo no texto dele!” Era o que eu dizia.

Como editora, eu poderia muito bem reclamar de “ter sido usada como exemplo” ou, simplesmente, editar o texto e não se fala mais nisso! Mas onde estaria a liberdade de escrever “o que nos der na telha” que eu tanto ovacionei na criação da Arca Mundo? Então, aqui estou, para os devidos esclarecimentos...
Não, eu não sou uma ignorante e não, não critiquei os quadrinhos do César, como possa parecer! Confesso que não entendo nada de quadrinhos e que passei a minha vida entrando em contato e tendo como referência a Turma da Mônica, mesmo – aliás, quadrinhos esses que eu adoro e leio até os dias de hoje! Mas, quando falei sobre a editoria de quadrinhos com o senhor César, foi em um tom de brincadeira e debochando da minha própria falta de conhecimento sobre o assunto. Concordo plenamente com todo o conteúdo do texto dele. Acho que tem muita gente desinformada e insensata por aí, que quer falar mal do que não conhece. E acho, também, que nunca é tarde para se conhcer!
Da mesma forma que eu cresci lendo Turma da Mônica, também cresci ouvindo música pop, vendo filmes Hollyoodianos e entrando em contato com literatura barata. Entretanto, em algum ponto da minha vida, pude conhecer e passar a gostar de rock e mpb, de cinema de arte e de tragédias gregas. Talvez seja agora, e com a ajuda, justamente da sua editoria de quadrinhos, que vou passar a conhecer melhor e a desfrutar (ou não) desse universo do qual ainda sou tão leiga. Dessa maneira, poderei, como você frisou bem no seu texto, conciliar Turma da Mônica e Art Spiegelman, Los Hermanos e Funk, Kiarostami e comédia romântica, Ésquilo e revistas femininas. Portanto, morte aos críticos insensatos e viva a diversiadade!!
P.S: ê César...amanhã eu te pego na esquina..... hehehehehe
Camila Pessoa.
Copyright Arca Mundo. Todos os direitos reservados.

1 comentário:

Maria Clara Dunck disse...

Parece que a Camila disse tudo... Até o "Falar da Turma da Mônica toda semana?" eu iria dizer também! E eu venho aqui principalmente pra conhecer e aprender cada vez mais com quem sabe o que diz. Parabéns, Camila, esse blog está ótimo!