domingo, 23 de setembro de 2007

“Síndrome do Fantástico”... o dia mais feliz de mainha e painho...

“...Vejo um berço e nele eu me debruçar/

com o pranto a me correr/

E assim chorando, acalentar/

O filho que eu quero ter”

(Toquinho e Vinícius)

22 de setembro:

Em 1921, o poeta búlgaro Ivan Vasov, faleceu.

Em 1928, o cientista Alexander Fleming descobriu a penicilina...

Em 1960, Mali torna-se um país independente.

Mas a luta por um mundo verdadeiramente justo e igualitário “presenteou” a história com seus necessários exemplos:

Em 1897, o então estado brasileiro, depois de anos de frustradas tentativas, assassinou Antônio Conselheiro no Arraial de Canudos. E sua história e luta se transformou em exemplo e lição de resistência e compromisso com o povo oprimido do Nordeste deste País.

Em 1958, o comandante cubano Fidel Castro declarou o não à farsa eleitoral do então presidente Fugêncio Batista, dando novo início a vitoriosa revolução cubana, ao lado de Che Guevara.

Em 1969, o ex-presidente socialista mexicano Adolfo Lopes Mateos faleceu.

Em 1972, o então presidente do Chile Salvador Allende nacionalizou a multinacional ITT e, quase um ano depois, foi assassinado no golpe militar de 1973.

Por outro lado, alguns caminhos pareciam ser diferentes, mas continuam os mesmos, como quando em um 22 de setembro o então Presidente Abraham Lincoln proclamou a liberdade aos escravos dos Estados Confederados da América, ainda que os negros do hemisfério norte continuassem escravos.

Na música, foi em um 22 de setembro que nasceu o violinista Dilermano Reis (1916), o cantor Gonzaguinha (1945) e Andréa Bocelli (1958).

Em 2006, ainda com um longo e difícil caminho pela frente, foi assinada a Lei Maria da Penha, sob o número 11.340.

Em tempos de avanço da tecnologia e da informática, do mundo globalizado e conectado pela Internet, são 65 comunidades de “nascidos em 22 de setembro” no orkut (e deve ser parecido com os demais dias do ano).

Foi em um 22 de setembro que Iran e Iraque iniciaram a guerra entre os dois países, em 1980 (e todos sabemos quem os EUA apoiaram e financiaram).

Nos calendários espalhados pelo mundo, 22 de setembro é o dia da juventude brasileira, de defesa da fauna, do contador, do técnico agropecuário, dos amantes (e das amantes). É o dia internacional sem carro, mesmo com os mesmos congestionamentos mundo afora.

Muitos nasceram em 22 de setembro: minha irmã agregada Silvinha (ou fui eu quem foi agregado???) nasceu a dez anos. Tive (os tenho) amigos e “não amigos” que nasceram em 22 de setembro... Pessoas famosas e não, lutadores do povo ou não nasceram em 22 de setembro... conservadores, direitistas, racistas de um lado, lutadores, revolucionários, socialistas do outro...

Em 22 de setembro de 1984, minha querida prima Tita partiu (e minha Tia Sachenca relembra que teve que brigar no hospital para que ela pudesse levar sua filha)...

22 de setembro... em alguns eu tava namorando... outros eu tava sem namorada... alguns eu passei meio que em branco... outros (como o último, no dia de ontem) junto com amigos e companheiros, pessoas infinitamente importantes na minha vida...

Não existe, necessariamente, nenhuma magia particular nesta data... Foi, na minha opinião lúdica, o dia mais feliz de mainha e painho... Eu nasci e, desde então, 38 anos de caminhadas... caminhos tortuosos, caminhos felizes, caminhos difíceis, alguns firmes em meus princípios, alguns talvez contraditórios... mas venho caminhando.

Mais do que a data, pelos fatos históricos (e existem outros) aqui apresentados, trata-se de um dia de revigorar não apenas as forças pessoais, mas as forças particulares e universais. É um dia que compartilhamos e, perto ou longe, é um dia em que minha memória procura os lugares e as pessoas, as vitórias e as tristezas...

Esse é o 22 de setembro de mainha e painho.

Vida Longa!

Marcelo “Russo” Ferreira