terça-feira, 12 de junho de 2007

Amigos Para Sempre

‘’Amigo é coisa para se guardar
Do lado esquerdo do peito,
Dentro do coração,
Assim falava a canção
Que na América ouvi’’.
(Milton Nascimento)
Em semana do Dia dos Namorados nada melhor que falar de amigos, sobretudo quando se é surpreendida com uma declaração de ex-amigo. Perguntaram-me: ‘ex-amigo, isso existe?’ Na minha concepção, não! No entanto, estou muito longe de ser dona da verdade.


Amigos são seres divinos, que nos acompanham – de longe ou de perto - que estão sempre conosco, mesmo quando a quilômetros de distância. Amigos - já disse aqui numa outra ocasião - são aqueles que nos aceitam integralmente e até riem do nosso lado sombra.


Eles, os amigos, nos conhecem tanto que sabem bem quando vamos furar um programa, só pela forma como respondemos ao convite. E fingem que topamos, relevando o esperado ‘bolo’.


Amigos nunca erram nosso nome, pois sabem que podemos ter um milhão de amigos, mas que cada um é único e especial. Amigo, que é amigo, sabe a hora de falar e a hora de calar. Ele sabe quando é hora de nos deixar ‘quebrar a cara’, em respeito ao nosso processo de evolução. Ao final, estão a postos, para embalar nosso necessário pranto.


Amigos temem a ausência, mais que a presença do amigo. Dizem que são para todas as horas, as tristes e as alegres. Digo mais, nas tristes nos seguram a mão, nas comemorações alegram-se verdadeiramente com nossas vitórias, mandando embora qualquer sombra de inveja.


Amigos são a família que escolhemos e por tudo isso, não pode haver ex-amigo. Ex-amigo é no máximo aquele que nunca o foi, porque quem sabe o que é amigo, sabe que pode haver ex-namorado, ex-rolo, ex-ficante, ex-peguete, ex-amante, ex-marido – eu mesma tenho dois – ex-colega de trabalho, ex tantas coisas, só não pode haver ex-amigo. E nesse dia dos namorados, amigos, uni-vos! Porque namorados vêm e vão, amigos são para sempre!
Maria Cláudia Cabral
Respeite os direitos autorais. Se for citar o texto, dê crédito à autora.

7 comentários:

Anónimo disse...

Claudinha,
Vc se supera a cada texto...
Simplesmente perfeito! Amei...
Depois de derrubar a ditadura dos pares comemoramos o dia dos namorados com os bons e velhos amigos!
Grande abraço.
Karine

Anónimo disse...

Amei....
Portanto hoje é dia de comemorar...
Adorei o ápice do texto, que muito bem fez ao meu emocional, pois me deu vontade de festejar, parece música...ou uma grande pregação:
"UNI-VOS, PORQUE NAMORADOS VÊM E VÃO E AMIGOS SÃO PARA SEMPRE!!!!Tô nessa.

Anónimo disse...

talvez as pessoas considerem a existência de "ex-amigo" tendo em vista o que elas consideram como "amizade".

sinto uma ligação fortíssima [bound] com uma pessoa, minha amiga. parei de sentir isso [e vai ver, ela não] e digo "ex". absurdo, claro.

não se perde um amigo, pela preciosidade que a palavra "amigo" implica. e mais: se alguém ousa perder um amigo, loucura... amigos nunca foram. claro.

enfim... dia dos namorados? pra quem ama não tem dia. o presente é a presença, fora do contexto banal.


+ amp>> toller:

"Meu amor se mudou pra lua
Eu quis te ter como sou
Mas nem por isso ser sua"

+ amp >> marisa monte:

"Quem foi que disse que é impossível ser feliz sozinho?
Vivo tranqüilo: a liberdade é quem me faz carinho
No meu caminho não tem pedras nem espinhos

Eu durmo sereno e acordo
Com o canto dos passarinhos"

e os pares que me aguentem! :)

Anónimo disse...

Parabens de novo. Concordo com tudo que disse. Pra variar perfeito.

"comecar de novo significa esquecer "amizades" - (E.T)

"SIM" - (M.C)

"ok, entendi o recado" - (E.T)

E.T --> Sei la o que agora. rs

Anónimo disse...

"Ex-amigo é no máximo aquele que nunca o foi"

Difícil aceitar isso, quando o que nos faz mais falta foi aquela amizade que tivemos!

Anónimo disse...

"Ex-amigo é no máximo aquele que nunca o foi"

Difícil aceitar isso, quando o que nos faz mais falta foi a amizade e cumplicidade que tivemos.

Anónimo disse...

parabens pelo texto gostei muito......