terça-feira, 19 de dezembro de 2006

NAMORO OU (E) AMIZADE




‘’ Amor é um livroSexo é esporteSexo é escolhaAmor é sorte...’’
(Rita Lee)



Bem que tentei, mas não foi possível deixar o assunto da edição anterior. Inaugurando a almejada interatividade a que se propôs Arca Mundo, voltaremos ao tema. 
Alguém comentou sobre o porquê não namorarmos nossos melhores amigos – apresentou como razões a possessividade, o rótulo do compromisso, a fidelidade – e atenção, desavisados, fidelidade não é lealdade - que surgem em razão do sexo. Fica a pergunta a martelar a minha cabeça: por que o sexo altera as relações a ponto de gerar expectativas e posse?

Em última análise estaríamos admitindo que há um abismo entre relações afetivas e relações sexuais. Mais que isso, estaríamos admitindo que o sexo macula o companheirismo, a confiança, o afeto, a parceria. De novo me pergunto: por que?
É como se ao entregar o corpo, surja o direito de ter direitos sobre o outro. Por que? Ao mesmo tempo, por que ao expressar afeto fisicamente por alguém necessito de um rótulo para designar aquela relação? Rótulos são o termo de posse? Não saberia responder a nenhuma das questões aqui propostas, aliás, foram postas para reflexão.

Certo é que enquanto sexo for uma ‘selva de epiléticos’ deixaremos de viver grandes histórias ou destruiremos umas tantas outras. Enquanto buscarmos garantias para nos entregarmos, seremos escravos de nós mesmos. Enquanto acreditarmos que podemos ter a posse de alguém – com ou sem sexo – estaremos aprisionados à ilusão de que somos Deus e podemos controlar algo além de nossos egos desgovernados. Pior que tudo, sofremos com isso.

...mas este ainda é o mundo em que vivemos, cabe a nós tentarmos mudar – não o mundo, não o outro – a nós mesmos e nossas atitudes diante das relações.

‘’...É, amores vêm e vão, amigos são para sempre’’ ( Uma mulher, 12 dez 2006).

‘’Se é para amar, siga amando os seus amigos, eles não te desapontarão enquanto forem amigos’’. (Um homem, 13 dez 2006).



Maria Claudia Cabral.
Copyright Arca Mundo. Todos os direitos reservados.

10 comentários:

Anónimo disse...

Vou inaugurar dessa vez, não resisti ao hábito de comentar aqui e aproveitar esse espaço. Uma vez mais, a Maria Claudia escreve sobre um tema intrigante sobre amizade, sexo, amor, enfim, como muda o relacionamento de amizade quando é posta a questão sexual. Eu não saberia responder nenhuma das indagações, no entanto, os casos de sexo e amizade é muito mais comum do que a gente pensa. Numa das temporadas do seriado Friends, Mônica e Chandler fazem um acordo, continuariam a amizade de mais de 10, porém, fariam sexo para tirarem o atraso, os dois acabam se casando. Na vida real existem muitos casos, mas a versão oficial é a de que o sexo acaba com a amizade e de que o casamento acaba com o sexo, mas isso já é outra história.

Carlos Eduardo

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

hummm eu não saberia dizer porque ao nos entregarmos fisicamente surge o sentimento de posse... mas acho que é como se tornássemos mentalmente NOSSO um corpo que nos dá prazer... e fosse inadmissível a idéia desse corpo com um outro alguém. Acho que até então, é bastante compreensível, se não chegássemos todos no ponto do ciúme exacerbado, do exagero, da desconfiança, da cobrança... ninguém aguenta viver assim! E por outro lado, apesar de nunca ter vivenciado um casamento,acho que esse lance de sexo deve funcionar mais ou menos como num namoro..acho que o sexo bem feito e bem dosado sem essas loucuras psicológicas, pode surtir o efeito contrário do falado na sociedade, e manter e até salvar várias relações.

Anónimo disse...

porque sobre os sentimentos, algo jká muito arredio, acho, a gente mantém certo controle. sexo é atávico, instintivo. a extrapolação máxima de intimidade. talvez sobre isso só os frios (e não os frígidos) tenham controle. eles amam? nem sei. talvez transariam com todas as pessoas que amem como amigos/as, uma por dia, por amor.

alguém clamaria exclusividade. se não no campo carnal, no afetivo.

talvez nossa educação machista tradicional ["homem não tem 'amiga mulher'" (sic)] nos impeça de cogitar tamanha intimidade sem esbarrar em problemas. o que é uma pena, claro. cogitava-se mais felicidade.

...te falo que é um mundo cão.

Anónimo disse...

Me chamem de mulherzinha, de careta.. ou de tudo isso. O problema - nem sei se é cultural ou de cabeça - é que amizade e sexo comportam sentimentos em conflito. Um envolve um certo tipo de amor desinteressado (porque amizades interesseiras é péssimo) e o outro a química da paixão. Só que amor desinteressado pode ficar mais forte, mais íntimo... e aí, ninguém segura a paixão! O que nos leva de volta à cama...

Anónimo disse...

É cal, muito legal seu texto, reflexões que merecem que tiremos tempo para pensar sobre. Acho mesmo que nossas emoções e sentimentos são os direcionadores de nossas vidas. precisamos apenas discutir mais sobre o conceito de amor e de paixão que cada um tem em mente. os dois se confundem o tempo todo, e suas fronteiras estão longe de serem delimitadas. creio que vivemos em momentos de transição cultural e que as reções afetivas estão sendo atingidas por isso. espero que tudo fique bem e que homens e mulheres, porque estou me incluindo, mas defendo amor e sexo para todos os generos, continuem querendo um ao outro porque não existe nada melhor que fazer sexo com quem amamos.
Ceiça

Anónimo disse...

Claudinha,

Vc pode até excluir esse comentário. Ou por achar abusivo, ou por achar o local inapropriado, ou se quiser guardar só pra vc.

A verdade é que sempre te considerei uma grande amiga, acho que desde o dia em que nos conhecemos, e sinto que isso sempre foi recíproco.

Mas apesar de guardar por vc essa grande amizade, de, apesar de pequenininha, ver em vc uma grande mulher, sempre que te encontrava e trocava um abraço, daqueles apertados, do tipo em que as enregias dois dois se fundem em uma só, meu corpo recebia uma enxurrada tão grande de hormônios, que me faziam sair dos seus braços meio tonto e com o coração disparado.

Eu não vou assinar, mas alguma coisa me diz que vc sabe bem que está aqui te escrevendo e sentindo muita saudade de vc.

Anónimo disse...

É, pra vc ver como até de longe vc me deixa tonto.
Desculpe algumas inversões de letras no comentário anterior, mas, tenho certeza que a mensagem foi entendida.

Anónimo disse...

Procura-se o autor do comentário acima. Recompensa-se bem! Quem tiver maiores informações, entrar em contato pelo e-mail da autora.

Le Magnifique disse...

Nossa! O texro teve efeito até aqui!!
Uau, ta parecendo namoro na tv!! rsrsrs